Milhares de pessoas foram às ruas de Madri neste sábado, 3 de outubro de 2024, para protestar contra a falta de proteção aos inquilinos. O episódio ganhou destaque nacional após a idosa Maricarmen Abascal, de 87 anos, ser retirada de um apartamento onde vivia há setenta anos. O caso reacendeu o debate sobre a grave crise habitacional que afeta a Espanha.
O caso de Maricarmen Abascal e a reação popular
A retirada de Maricarmen Abascal de sua moradia gerou comoção nas redes sociais e nas manchetes dos principais veículos de comunicação. A senhora, que havia alugado o imóvel por mais de sete décadas, foi levada em maca pelos paramédicos após um despejo temporário. A imagem da idosa em situação de vulnerabilidade mobilizou milhares de cidadãos.
Na manhã de sábado, manifestantes se concentraram em frente ao parlamento e em diversos pontos da capital, exigindo que o governo aprovaria leis mais rígidas de proteção ao locatário. O protesto se espalhou para outras cidades, como Barcelona, Valência e Sevilha, demonstrando a dimensão do descontentamento.
O acordo firmado entre a empresa proprietária do imóvel e a aposentada permitiu que ela retornasse ao apartamento, mas o incidente deixou lições importantes sobre a fragilidade dos direitos dos inquilinos. Organizações de defesa do consumidor aproveitaram o momento para cobrar a aprovação de uma legislação emergencial que havia sido rejeitada na última sessão do parlamento.
Além das ruas, o caso gerou um intenso debate nas redes sociais, onde usuários compartilharam histórias semelhantes de despejos e dificuldades para encontrar moradia digna. O movimento ganhou força ao ser apoiado por sindicatos, partidos políticos de esquerda e grupos de estudantes.
Causas históricas da crise habitacional na Espanha
Para entender a situação atual, é preciso voltar ao período entre 1997 e 2008, quando a Espanha construiu cerca de cinco milhões de unidades residenciais, quase o dobro da demanda da época. Esse excesso de oferta foi impulsionado por crédito barato e políticas de incentivo à construção.
Naquele período, a taxa de construção chegou a quase 14 residências para cada mil habitantes, número considerado anômalo quando comparado a outros países europeus, que mantêm a média em torno de quatro unidades por mil habitantes. A expansão descontrolada gerou um desequilíbrio entre oferta e demanda.
O estouro da bolha imobiliária em 2008, desencadeado pela crise financeira global e pela falência do banco Lehman Brothers, provocou o colapso do crédito. As empresas de construção foram forçadas a fechar, projetos ficaram inacabados e o preço das moradias despencou, mas a oferta excedente não se traduziu em acessibilidade para a população.
Segundo o professor José García Montalvo, da Universidade Pompeu Fabra, “passamos de construir quase 14 residências para cada 1 mil habitantes a apenas duas, o que também é uma aberração”. Esse declínio abrupto reduziu a capacidade de reposição de unidades habitacionais, gerando um déficit que persiste até hoje.
Os principais fatores que contribuíram para a crise são:
- Excesso de construção sem planejamento de demanda real;
- Crédito barato que incentivou a compra especulativa;
- Colapso do sistema financeiro em 2008, que secou o fluxo de financiamento;
- Políticas de aluguel fracas e falta de regulação eficaz;
- Desigualdade de renda que impede jovens e famílias de baixa renda de adquirir moradia.
Os efeitos desse cenário são evidentes nas estatísticas atuais. Em 2024, 25% das famílias espanholas relataram dificuldades para conseguir ou manter um teto, de acordo com a Fundação de Fomento de Estudos Sociais e Sociologia Aplicada (FOESSA). Além disso, 47,3% dos jovens entre 26 e 34 anos ainda moram com os pais, citando os altos custos de compra ou aluguel como principal obstáculo.
O Banco de Espanha estima que o déficit habitacional atual gira em torno de 750 mil residências, número que pode ultrapassar um milhão nos próximos dois anos se não houver intervenções estruturais. Esse cenário coloca a Espanha entre os países europeus com maior pressão sobre o mercado de aluguel.
Perspectivas e soluções para o déficit de moradia
Especialistas apontam que a solução mais direta seria aumentar a produção de unidades habitacionais. Atualmente, a Espanha constrói cerca de 90 mil residências por ano, número insuficiente para compensar o déficit acumulado. Para fechar a lacuna, seria necessário elevar a produção para pelo menos 150 mil unidades anuais.
A professora Taltavull de la Paz, da Universidade de Alicante, destaca que a crise trouxe “tremendas consequências” não apenas para o setor da construção, mas também para a coesão social. Ela argumenta que políticas públicas devem focar em duas frentes: incentivar a construção de moradias acessíveis e reformar o marco regulatório do aluguel.
Entre as medidas sugeridas pelos analistas, estão:
- Criação de subsídios direcionados a famílias de baixa renda para aluguel ou compra;
- Estabelecimento de limites ao aumento de aluguéis em áreas de alta demanda;
- Promoção de parcerias público‑privadas para desenvolver projetos de habitação social;
- Revisão das normas de zoneamento urbano para facilitar a construção de unidades de densidade média;
- Implementação de incentivos fiscais para construtoras que entreguem moradias a preços acessíveis.
Além das políticas de incentivo, é fundamental melhorar a proteção jurídica dos inquilinos. O projeto de lei emergencial que foi rejeitado no parlamento propunha a criação de um contrato padrão de aluguel, com cláusulas que limitam a rescisão unilateral e garantem prazos mínimos de permanência.
O debate também inclui a necessidade de regular o mercado de arrendamento de curta duração, que tem reduzido a oferta de imóveis para moradia permanente, especialmente em cidades turísticas como Barcelona e Palma de Maiorca.
Enquanto as reformas legislativas avançam, organizações da sociedade civil continuam a pressionar por soluções imediatas. Campanhas de solidariedade, como a arrecadação de fundos para famílias em risco de despejo, têm ganhado força nas redes sociais.
Em suma, a crise habitacional espanhola é o resultado de um conjunto de decisões econômicas, políticas e sociais que se acumulam ao longo de duas décadas. O caso de Maricarmen Abascal trouxe o tema de volta à agenda pública, demonstrando que a falta de moradia digna afeta pessoas de todas as idades.
Se o país quiser reverter essa tendência, será preciso combinar investimento em novas construções, proteção ao locatário e políticas de renda que garantam acesso à moradia para as próximas gerações. Só assim a Espanha poderá transformar a atual escassez em oportunidade de desenvolvimento urbano mais justo e sustentável.








