Com a eleição presidencial brasileira se aproximando, o foco da mídia internacional se volta para o duelo entre Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o senador Flávio Bolsonaro (PL). Nos dias que antecedem o segundo turno, jornais de Londres, Madrid, Nova Iorque e Buenos Aires publicam análises que misturam ceticismo, alerta geopolítico e preocupação econômica. O cenário, que se desenrola em todo o território nacional, tem repercussões que ultrapassam as fronteiras do país.
Visão da imprensa britânica
A revista The Economist lançou a manchete provocativa “O próximo presidente do Brasil será um nepobaby vingativo ou um esquerdista decrépito”, resumindo a disputa como um “concurso de impopularidade”. Em sua análise, Lula é comparado ao presidente dos EUA, Joe Biden, destacando sua idade avançada e a percepção de indisciplina fiscal. Por outro lado, Flávio Bolsonaro é descrito como herdeiro político cujo principal plano seria indultar o pai, Jair Bolsonaro, condenado por tentativa de golpe.
A publicação ainda afirma que nenhum dos candidatos é capaz de enfrentar os dois maiores desafios do Brasil: a corrupção enraizada e a expansão implacável dos gastos públicos. Segundo o texto, “o futuro reluzente do Brasil ficará suspenso por pelo menos mais quatro anos” se a tendência atual persistir.
Avaliação da imprensa espanhola e europeia
O jornal El País, da Espanha, publicou um editorial intitulado “Brasil, perigo de involução”, alertando que as urnas decidirão se o país continuará como potência democrática ou se retornará ao autoritarismo. O texto destaca que, quatro anos após os ataques de 8 de janeiro de 2023 contra as sedes dos Três Poderes, a escolha dos eleitores pode definir o futuro institucional do Brasil.
Além disso, o The Guardian britânico enfatiza que a decisão brasileira “afetará o mundo inteiro”, especialmente se Flávio Bolsonaro vencer. O editorial aponta risco à democracia, à Amazônia e ao fortalecimento da chamada “doutrina Donroe”, referência ao intervencionismo de Donald Trump na América Latina.
O olhar dos Estados Unidos e da América Latina
Nos EUA, o The New York Times dedicou uma reportagem ao chamado “Fator Trump”, investigando se o presidente americano tentará influenciar o pleito em favor de Flávio Bolsonaro. O artigo descreve a criação de uma “barreira de proteção” por autoridades brasileiras para combater desinformação e proteger as urnas eletrônicas de ingerências externas.
Na Argentina, o jornal Clarín analisou a disputa sob o conceito dos “três Brasis”: Lula lidera em 10 estados, Flávio domina 8 e 9 estados permanecem empatados dentro da margem de erro, incluindo São Paulo, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Essa segmentação revela a complexidade do eleitorado brasileiro e a tendência ao “voto cruzado”, onde eleitores escolhem o candidato menos odiado.
Implicações para a democracia e economia brasileira
Os veículos internacionais convergem ao apontar que a eleição pode definir o papel do Brasil no cenário geopolítico e econômico. Entre os principais riscos apontados estão:
- Retrocesso democrático e fortalecimento de discursos autoritários;
- Aumento da vulnerabilidade ambiental, sobretudo na Amazônia;
- Escalada de gastos públicos sem controle fiscal;
- Possível aprofundamento da influência externa, especialmente dos EUA;
- Desconfiança crescente da população no sistema judiciário.
Ao mesmo tempo, especialistas ressaltam que a estabilidade política é crucial para atrair investimentos estrangeiros e garantir a continuidade de programas sociais. A percepção internacional de risco pode afetar a classificação de crédito do Brasil e, consequentemente, o custo de financiamento externo.
Em síntese, a cobertura estrangeira pinta um quadro de ansiedade e alerta. Enquanto a imprensa britânica e espanhola enfatizam o perigo de um retorno ao autoritarismo, os meios norte‑americanos focam na possível interferência externa. No fim das contas, a decisão dos eleitores brasileiros será observada de perto por governos, investidores e analistas de todo o mundo, que aguardam para ver se o país seguirá rumo a um futuro mais estável ou se permanecerá preso a ciclos de crise.








